domingo, 10 de julho de 2011

Netiqueta

Depois de um longo periodo de hibernação, estou de volta. Vejamos se desta vez eu consigo engrenar com este blog.

Eu não sei vocês, mas desde quando eu me lembro a minha caixa de e-mails esteve cheia. Eu me comunico tanto por e-mail que eu não consigo mais lembrar se eu falei algo pessoalmente ou se eu escrevi em um e-mail. Talvez por isso eu me irrite tanto com SPAM, pois é algo que além de me atrapalhar e entupir minha caixa com lixo, serve como vetor de malware e torna a internet menos segura.

Ninguém sozinho tem condições de resolver o problema, mas não é por causa disso que eu não vou fazer nada. Se as pessoas tomassem alguns cuidados simples na hora de enviar e-mails, a coisa não seria tão feia...

Imagine a seguinte situação: Você recebeu uma mensagem e acha que alguém que você conhece gostaria de recebe-la, então você decide encaminhar a mensagem. Ai você abre a mensagem e clica no botão encaminhar e vai adicionando toda a sua lista e clica em "Enviar"... PARE AGORA MESMO!

- Você não está adicionando destinatários como Cópia Oculta (CCO ou BCC), está? Pois devia. Se você não fez, você expôs os e-mails dos seus amigos a Spammers. Não, infelizmente não é exagero: Basta apenas 1 dos seus amigos já estar infectado com Vírus para que toda a lista vá para uma espécie de "cadastro" que os spammers tem, e ai os pobres coitados começam a receber mensagens com "as fotos da festa" contendo vírus ou qualquer outro tipo de propaganda.
- A menos que seja de extrema importância frisar que o e-mail passou na mão de todo mundo antes de chegar em você, você deve apagar os "EN", "ENC", "FW", "RE", "RES".
- Apague todo o lixo que aparece antes e depois da MENSAGEM que você quer encaminhar. isso inclui os e-mails das milhões de pessoas que receberam antes de você, e os rodapés de mensagem do hotmail e yahoo. (ninguém lê mesmo aquilo, porquê você está passando adiante?)
Pronto; Só com esses cuidados você já melhorou muito a sua mensagem e a pessoa que vai receber vai considerar com mais carinho a possibilidade de gastar alguns minutos da vida dela lendo a mensagem que você enviou. Sim, é assim que funciona.

Em um próximo post, irei escrever sobre algumas baboseiras que recebemos por e-mail. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário